Há cerca de 10 dias, os termômetros vêm apontando temperaturas bastante elevadas. Nem mesmo o anoitecer está conseguindo amenizar o calorão. E para quem está cansado do suador e das queixas diárias, a previsão não é nada animadora. Na quinta-feira, Santa Maria registrou o dia mais quente do ano e igualou a marca do dia primeiro de fevereiro do ano passado, ao atingir a marca de 39,2ºC. E, segundo a Somar Meteorologia, os dias escaldantes só devem dar trégua em março.
Mas o que está contribuindo para esse sufoco todo? Uma das respostas pode se vista de longe: os morros localizados ao norte do município. Conforme o professor do curso de Meteorologia da UFSM Vagner Anabor, cidades localizadas dentro de vales, como é o caso da nossa Santa Maria, são mais quentes.
_ Os morros provocam um tipo de circulação de ar, no período do dia, que favorece o aprisionamento do calor mais próximo do solo_ explica Anabor.
Somado a isso, estamos enfrentando os que os meteorologistas chamam de "bloqueio atmosférico".
_ Há uma massa de ar quente no Estado, e uma massa de ar frio no Uruguai, que não consegue avançar para o Rio Grande do Sul por causa da intensidade do calor. O nome disso é bloqueio atmosférico _ afirma o meteorologista Gustavo Verardo, da Somar Meteorologia.
Para quem esperava por um trégua para os próximos dias, a previsão é pouco animadora.
_ Nesta sexta-feira, há chance de fazer mais calor que quinta-feira, inclusive pode chegar nos 40ºC. No sábado e domingo, também serão quentes. O calor forte vai até quarta-feira. Uma queda razoável de temperatura está prevista só para o mês de março _ adianta o meteorologista.
Entenda por que está tão quente:
"